quinta-feira, 18 de agosto de 2011

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Desastres Naturais






O material que se segue, trata do tema 'Desastres Naturais'.

http://www.library.com.br/Filosofia/captulo3.htm

http://hypescience.com/os-10-desastres-naturais-mais-mortais-da-historia/

Manuais RCP

Os materiais que seguem são para estudo básico sobre do tema 'Ressucitação Cardio-Pulmonar'. O material 2005-2010 já não é mais utilizado, sendo utilizado apenas como leitura introdutória. Também se encontra disponível, o material atualizado, ou seja, as novas diretrizes da American Heart Association(AHA) para o período 2010-2015.

Manual RCP: 2005-2010

http://www.4shared.com/document/uQkVNpMV/RCP_siate.html

Manual RCP: 2010-2015

http://www.4shared.com/document/0NSMvee7/guidelines.html

domingo, 13 de março de 2011

Algumas atividades

Treinamento de socorro a vítima de mal-súbito

Treinamento pessoa em acidente de carro

I Jornada das Ligas de Enfermagem - UFU
Idealizadores do evento

sábado, 12 de março de 2011

Logo

O que é uma liga

As Ligas são organizações estudantis, criadas e gerenciadas por acadêmicos, fato importante para a condução das atividades, dentro das determinações de seus projetos e coordenada por um Professor Orientador. Geralmente, as Ligas são baseadas em problemas da comunidade na qual estão inseridas, identificando-os e pesquisando-os, com o objetivo de ajudar a propor soluções.
Dessa forma, a formação de uma Liga baseada em um tema cercado de relevância social, como os casos de urgências e emergências , termina por possibilitar inúmeras abordagens e oferece um horizonte amplo de trabalho.

Isso é relevante pra Uberlândia - MG?

Um estudo realizado por Silva (2007), mostrou que a maioria dos motociclistas envolvidos em acidentes de trânsito (AT) em Uberlândia e atendidos pelo CBMMG eram do sexo masculino (99,54%), a faixa etária de maior envolvimento era a de 18 a 29 anos nos três anos estudados. Os dias da semana de maior destaque de ocorrências de AT com motociclistas foram sábado (maior ocorrência em 2004), sexta-feira e domingo (destaque em 2004).
Ainda de acordo com o estudo, segundo dados do CBMMG de Uberlândia o número de acidentes motociclísticos ocorridos nos anos de 2002 a 2004 foram 3189.
A pesquisa sobre informações de vítimas de AT motociclístico, atendidas no Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU), revelou que houve 3.071 vítimas, sendo 2.026 atendidas na Emergência (Pronto Socorro) e 1.045 na Internação no período do estudo. Ocorreram 37 óbitos, sendo apenas duas vítimas do sexo feminino, uma delas na internação, em 2002, e a outra na emergência, em 2004 (SILVA, 2007).

É importante, né!!!
Assim, os objetivos gerais da Liga de Urgência e Emergência de enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia são:
  • Proporcionar o desenvolvimento e a motivação dos seus integrantes e do corpo acadêmico do Curso de Enfermagem através de pesquisas e extensão na área de enfermagem em urgência e emergência.
  • Desenvolver pesquisas científicas, publicar e apresentar seus resultados.
  • Promover atividades na área hospitalar que envolva o esclarecimento dos cuidados de Enfermagem a pacientes vítimas de urgência e emergência.
  • Estender o conhecimento sobre urgência e emergência aos demais estudantes da área de saúde, preferencialmente do curso de Enfermagem, e seguimentos interessados, não associados a Liga de Enfermagem em Urgência e Emergência por meio de cursos, seminários, jornadas, congressos e similares. 
  • Propiciar atividades práticas aos membros da Liga de Enfermagem em Urgência e Emergência na área hospitalar e extra-hospitalar.

Referência:
SILVA, R. M.; Acidentes de trânsito com envolvimento de motociclista: Uberlândia – 2002 a 2004. 2007. Dissertação (mestrado) do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

Urgência e Emergência

Define-se por emergência, a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Define-se por urgência, a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial à vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata (NEME; GARCIA, 2002).
Segundo a American Heart Association (2005), as emergências podem ser consideradas de quatro tipos: emergências médicas, como por exemplo, anafilaxia, dificuldade respiratória, ataques; emergências lesivas como traumas, hemorragias e queimaduras; ambientais como picada de cobra, afogamento e hipotermia; por substâncias tóxicas como ingestão de veneno ou exposição e queimaduras por produtos químicos.
Trata-se de um problema de saúde pública e desta forma deve-se propor soluções. Cientes da complexidade do tema e da diversidade de variáveis envolvidas para o enfrentamento dos casos de urgência e emergência, os alunos do Curso de Graduação em Enfermagem, juntamente com alguns professores, propõem um aprofundamento da discussão, oferecendo uma participação ativa, para que se caminhe em uma direção profícua com benefícios para a sociedade.